Dicas

Subtom da pele: o que é, porque e como identificar!

Especialmente quando pensamos no ramo das maquiagens, acertar o tom e fazer combinações de cores que realmente realçam o rosto é a prioridade. Até porque não tem nada mais triste do que fazer uma make e ela parecer esquisita.

Isso acontece porque dentro dos tipos de pele, existem também as classificações de tom e subtom. Elas são responsáveis não só por fazer as cores de base, corretivo e contorno realmente baterem com a de seu rosto, como também ditam o quanto cada cor de make vai combinar contigo.

Quer saber mais sobre isso? Então vem com a gente e entenda tudo o que precisa sobre o subtom da pele:

Tom e subtom: qual a diferença?

O tom se refere a cor primária e o subtom da pele à nuance. É como aqueles vídeos de tinta para quadros, que o pintor sempre começa com tons de verde, azul e vermelho para só depois chegar no na coloração da pele: nossa cor tem camadas, e algumas aparecem mais do que outras.

Então, resumidamente:

  • Tom é a cor primária, é o que vai ditar se você tem a pele branca ou negra, por exemplo;
  • Subtom é a nuance por baixo do tom, é o que vai ditar a saturação da sua cor;
  • Fototipo se refere à quantidade de melanina no seu corpo e como ela reage ao sol, ou seja, é responsável por ambos.

Quais são os tipos de subtom da pele?

Beleza, já falamos que o subtom da pele se refere a saturação, mas como assim? É simples, um mesmo tom de pele pode ser quente, frio ou neutro, e essa característica vai alterar o tom de base adequado e de quais cores vão combinar melhor no seu rosto.

Isso não tem nada a ver com o tom de pele, ok? Todos os subtons podem aparecer em pessoas brancas, negras, amarelas, etc. Bora entender mais sobre cada um?

Quentes

São aqueles que deixam traços de vermelho, laranja e/ou dourado na pele. Pessoas com esse subtom tendem a pegar bronze quando tomam sol, combinam mais com acessórios dourados, roupas em tons terrosos e maquiagens de cores igualmente quentes.

Frios

São aqueles que deixam traços de rosa e azul na pele. Elas tendem a não pegar muito bronze e costumam se queimar facilmente, combinam mais com acessórios prateados, roupas em tons de preto, cinza e branco, e maquiagens em tons mais fechados.

Neutros

São o equilíbrio entre o frio e o quente, combinam bem com ambas as cores de joia, podem se bronzear, mas também se queimam relativamente fácil.

Por que é essencial saber o subtom da pele?

Entender o subtom da pele é um passo indispensável na hora de aprender a fazer a maquiagem perfeita e até mesmo de escolher o melhor look.

Como explicamos mais acima, existem cores de roupas, acessórios e colorações que combinam mais com certos tipos de pele. Saber quais estão dentro de sua paleta, que mais te realçam, é essencial na hora de montar realmente o melhor visual para cada ocasião.

Entender e colocar esse conhecimento em prática é dizer “chega de usar maquiagens que te deixam estranha”, é sobre isso: chega de usar bases em tom incompatível, chega de comprar roupa e não se sentir bem usando a cor delas.

Como identificar o subtom da pele? 5 dicas práticas

Agora que você já entendeu o básico sobre o subtom da pele, vamos te ajudar a descobrir o seu, com testes práticos e rápidos. Bora lá?

1. Veja a cor das suas veias

Um grande sinal está logo nos seus pulsos ou em alguma outra área que você consiga vê-las melhor, a cor delas vai te ajudar a dizer. Então:

  • Quentes: mais esverdeadas ou amarronzadas;
  • Frios: mais azuladas ou arroxeadas;
  • Neutros: pode possuir um tom de cada um dos acima, como verde e azul, marrom e roxo, etc.

2. Analise como sua pele reage à exposição solar

Uma das características mais marcantes nessa área, é a reação ao sol. Uma pessoa com pele mais quente, seja ela branca ou negra, tende a se bronzear com muita facilidade e raramente se queima. Já as pessoas de pele fria tendem a se queimar super rápido e raramente pegam bronze.

As neutras costumam ser o equilíbrio, ou tem dificuldade em pegar cor e em se queimar, ou a mesma facilidade em pegar cor e se queimar.

3. Confira o que te valoriza mais nas joias: prateado ou dourado

Antes de falar qual tipo de joia mais combina com o subtom da pele, vamos deixar claro uma coisa. Na maquiagem, realmente é melhor evitar usar tons que não são adequados ao seu subtom, mas nas joias, não tem problema usar a outra opção — o que realmente muda é qual vai te realçar mais.

Com isso esclarecido, saiba que o dourado combina muito mais com pessoas quentes, enquanto o prateado com as frias. As pessoas neutras não possuem tanta diferença no resultado.

4. Veja quais cores de roupa que te destacam mais

Tal como na maquiagem, as cores também funcionam melhor em determinados tipos de pele. Se o que funciona melhor para você são os tons fechados ou os tons de branco (sem ser off-white), preto e cinza, você tem subtom frio.

Agora, se você fica melhor em tons terrosos, off-white, bege, ou tons coloridos vibrantes, sua pele é quente. E por fim, se os tons mais neutros (ou seja, nem no limite do fechado ou do claro) são os que mais combinam contigo, você é neutra.

5. Faça o teste da folha de sulfite branca

A última dica finalmente chegou. Pegue uma folha sulfite branca e vá na frente do espelho. Coloque-a embaixo do seu queixo e se olhe. Se o seu rosto parecer mais amarelado, você é quente. Se parecer mais rosado, é frio. E se não sentir grandes diferenças, ou seja, bem equilibrado com a folha, você é neutro.

Viu? É bem fácil entender e descobrir o subtom da pele, né? Esperamos ter te ajudado da melhor forma neste assunto! Aproveite também para conferir nosso artigo sobre os produtos de skincare que valem a pena e até a próxima!

author-avatar

Sobre eLinda

Nós da eLinda somos apaixonados pela sua beleza. Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre a cultura Coreana, cuidados e dicas para auxiliar no autocuidado de seu dia a dia, além dos melhores produtos de K-Beauty e Skincare.

Deixe um comentário