Em si, o passo a passo para a maquiagem perfeita é o mesmo para todos os tipos de pele, mas não dá pra negar que as mulheres de peles morenas e negras sofrem um pouco mais para encontrar produtos que funcionem com o tom base delas.
Isso acontece porque muitas makes são testadas em peles mais brancas e, o fundo utilizado nos testes de uma maquiagem interfere completamente na cor final.
Se você não é familiarizado com esse fator, faça o teste: no seu braço faça um risco grosso de marrom escuro e um tom de bege bem clarinho, depois pegue uma sombra e aplique-a sobre esses dois tons, assim como em uma parte sem maquiagem.
Em cada um deles a cor vai ter um resultado diferente e isso acontece também com o tom da pele. É por isso que hoje vamos te ensinar ótimas dicas de como fazer maquiagem em pele morena, siga a leitura!
1. Tenha sua skincare em dia — especialmente a hidratação
Não adianta procurar várias dicas de como fazer maquiagem em pele morena se a sua pele não está recebendo o cuidado necessário diariamente.
Ter uma rotina de skin care em dia promove uma pele saudável e hidratada: permitindo que a sua make fixe melhor e tenha um aspecto mais homogêneo.
2. Prepare bem a pele
Antes de começar a sua make, é essencial primeiro limpar bem a pele do rosto, hidratar e realmente preparar ela pra receber a maquiagem, assim você potencializa ainda mais a textura e duração dela. Caso ainda não saiba como fazer, basta conferir nosso tutorial de como preparar a pele para maquiagem!
3. Entenda qual o seu subtom
Um dos pontos-chave na hora de escolher e fazer maquiagem é entender qual é o seu subtom. Algumas pessoas têm peles morenas mais quentes, que combinam bem com tons avermelhados e cores igualmente quentes.
Entretanto, muitas pessoas morenas têm um tom mais frio, e por isso precisam tomar cuidado para não ficarem amareladas (usando uma base quente) ou acinzentadas (usando uma base fria, porém de tom errado) — e isso não tem nada a ver com tom de pele, porque existem essas duas variações em todos os tipos de pele, sejam negras, brancas, amarelas ou outras;
Como saber? É difícil explicar de forma tão simplista, mas você pode conferir, por exemplo, suas veias. Em algum ponto onde elas aparecem, que tom elas têm? Se for mais esverdeada, você é provavelmente um subtom quente, agora se for azul ou roxo, provavelmente é mais puxado para o frio.
O mesmo com as joias, se o dourado combina melhor com você, provavelmente é quente e se for a prata, frio.
Quais roupas combinam melhor? Preto, cinza e branco ou você fica melhor nos tons de marrons e off white? Se for o primeiro, é provável que seu subtom seja frio, enquanto o segundo puxa mais pro quente.
Quando descobrir isso, procure uma base que possua um subtom mais próximo do seu e não apenas a coloração.
Entenda com mais detalhes sobre o que é subtom e como descobrir o seu, aqui!
4. Acerte no tom da base, corretivo e outros produtos
O passo anterior precede esse porque são muito próximos um do outro. Você precisa saber seu subtom para comprar sua base, mas precisa tomar outros cuidados além desse.
Lembre-se que o corretivo precisa ser mais claro, sim, mas nunca com um fundo muito branco, enquanto o pó precisa ser mais próximo do tom médio de sua pele (nem a parte mais clara, nem a mais escura do seu rosto).
Assim, fica muito mais fácil de entender como fazer maquiagem em pele morena e realmente pôr em prática técnicas de make: até porque, não adianta saber fazer se os produtos estiverem errados.
5. Aprenda a salvar produtos que não valorizam sua pele
Ok, mas e se comprar o errado? Calma, tem solução. Existem muitos produtos por aí que são feitos para correção de cor. São como corretivos, mas coloridos.
Então vamos supor que você tem um subtom mais frio e sua base está muito puxada para o amarelo/laranja, simples, aplique um pouco de azul e espalhe bem. Por ser oposto do subtom do produto, as cores se cancelam e ele perde a saturação do laranja.
Se for ao contrário e você precisar de algo mais quente, coloque um pouco de laranja e misture, até acertar o seu tom de pele.
Em produtos em pó você pode misturar opções que tenham texturas semelhantes, por exemplo, se você tem um dois tons de pó próximos e nenhum é o seu, provavelmente vão ficar mais harmonizados em seu rosto se você usá-los juntos.
Não misture um tom muito mais claro com um muito mais escuro, eles vão acabar ficando acinzentados. Sempre pegue tons próximos do seu e vá testando.
6. Você pode trabalhar usando de base tons mais escuros
Uma estratégia que funciona bem em peles morenas é trabalhar com produtos um pouco mais escuros que seu tom de pele, no começo da make, e depois ir iluminando o centro do rosto aos poucos com os corretivos e pó.
Por exemplo, usando uma base um pouco mais acima do seu tom, aplique um corretivo claro (que ainda tenha pigmento, evite as opções muito brancas) embaixo do olho, em formato de um triangular. Faça o mesmo no centro inferior de sua testa e um pouco abaixo dos lábios.
Assim, você não precisa de um contorno muito forte e pode alcançar uma maquiagem que parece profissional, mesmo tendo técnicas mais simples.
7. Tenha dois tons de pó compacto
Pois é, essa é uma dica ótima de como fazer maquiagem em pele morena, porque fica muito mais fácil harmonizar a obra por completo. Um pó um pouco mais claro (ainda com pigmento, evite os muito brancos) pode ser usado na região dos olhos, nariz, testa e na parte inferior da bochecha.
O tom um pouco mais próximo da sua base ou do contorno pode ser usado para selar as partes mais laterais do seu rosto, onde você não iluminou muito.
Assim você consegue criar uma transição elegante entre tons sem perder o trabalho de cores que fez até aqui.
8. Encontre paletas e cores que valorizam seu tom de pele
É triste, mas infelizmente muitas paletas de cores nem pegam direito nas peles mais morenas, justamente porque foram testadas modelos brancas.
Por isso, além de procurar as que possuem pigmento bom e cores realmente interessantes para seu tom de pele, busque também as opções que harmonizam bem com o seu subtom.
Se o seu for frio, opte por tons de azul mais neutros, rosas e roxos mais fechados e tons de preto e cinza. Se for quente, vá nos tons terrosos, alaranjados, amarelados, verdes e azuis mais intensos e saturados.
9. Use os pincéis corretos
Por fim, uma grande dica que podemos dar é aprender a diferença entre os pincéis. É claro que às vezes dá vontade de fazer tudo com o dedo, mas eles podem deixar a make muito texturizada.
O melhor resultado vem quando utilizamos produtos que os potencializam. Por isso, confira nosso artigo com quais são e para que serve cada pincel de maquiagem, aqui!
É isso, esperamos ter te ajudado na busca de entender como fazer maquiagem em pele morena, e lembre-se: o jeito que você pensa as coisas, pode mudar como elas acontecem.
Então não pense que não consegue, que é muito difícil, nada disso, coloque na cabeça que você pode, que você consegue — e, é claro, busque referências de como fazer. Até a próxima!