Se você tem internet, certamente já cruzou com alguma coisa sobre K-pop. Mas esse universo é enorme, cheio de elementos culturais, nomes, explicações e algumas (muitas) intrigas entre fãs. Mas é incrível e muito rico, especialmente com músicas de altíssima qualidade e inovação. Conheça mais sobre esse mundinho, aqui!
Afinal, o que é k-pop?
K-pop nada mais é do que pop coreano. São músicas no estilo pop que são produzidas na Coreia, por coreanos ou não, já que também já tem vários estrangeiros no ramo. Existem algumas características específicas dentro do gênero, tanto em questão dos MVs (vídeos clips), apresentações, competições, entretenimento e mais.
Quando o k-pop começou?
O K-pop começou em 1992 com os Seo Taiji and Boys, grupo de três membros (um deles sendo o futuro fundador da YG Entertainment, empresa do Blackpink), seguido deles tiveram grupos como H.O.T (1996), S.E.S (1997), Shinhwa (1998), Fin.K.L (1998).
Na época era bastante novo e não tão estruturado como atualmente, mas ficaram muito famosos regionalmente e foi o primeiro pontapé para o que conhecemos hoje.
Quando explodiu e alcançou níveis mundiais?
Essa é uma pergunta polêmica, mas vamos te explicar certinho. Existem vários níveis nessa explosão. No começo a Coreia estava em grande crise econômica e conseguiram se reerguer, em partes, graças aos primeiros grupos que movimentaram a economia e estabilizaram um pouco a situação.
Logo em seguida houve a Hallyu Wave, a onda coreana, que se espalhou em toda a Ásia, graças a grupos como Super Junior, Big Bang e Girls Generation.
Junto do Bigbang, grupos como Miss A, TVXQ, solistas como BoA e outros nomes marcantes foram responsáveis por conseguir colocar seus pés na Europa e EUA, abrindo portas e caminhos antes não existentes.
Em 2012 veio Gangnam Style do PSY, que você provavelmente conhece, ele chegou e destruiu todas as paredes do ramo internacional (inclusive o brasileiro) e abriu ainda mais espaço para o K-pop no exterior. Inclusive o próprio Suga do BTS agradeceu e reconheceu a importância dele para o sucesso de seu grupo nos EUA.
Após isso, grupos como EXO e BTS conseguiram conquistar legiões de fãs pelo mundo inteiro.
Aos poucos o BTS também conseguiu marcar presença em grandes premiações, já que tinham músicas muito cativantes e um pouquinho mais próximas do gosto americano, se tornando essenciais para a popularização do K-pop.
Então, resumindo, não existe um único grupo que explodiu ou pavimentou o caminho, mas grandes nomes unidos conseguiram fazer, passo a passo, o caminho para o que temos hoje.
O que são e quais são as gerações do k-pop?
As gerações são divididas por épocas e períodos, que abraçam os grupos lançados dentro dessas épocas. Sendo assim:
- A primeira foi de 1996 até 2004, responsáveis pelo surgimento do K-pop;
- A segunda foi de 2005 até 2012, responsáveis expansão do K-pop e internacionalização;
- A terceira de 2013 até 2017, responsáveis por se fixar no mercado global e desterritorializar o gênero;
- A quarta é de 2018 até os dias de hoje (2023), responsáveis pela reterritorialização e estabilização.
E há, também, indícios de uma quinta geração vindo.
Grupos e solistas principais de cada geração
Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse mundinho, trouxemos aqui alguns dos principais grupos de cada geração! Vem dar uma olhada:
Primeira Geração (1996-2004)
- Seo Taiji & Boys;
- H.O.T;
- Fink.L;
- Sechskies;
- BoA;
- Rain;
- Fly To The Sky.
Segunda Geração (2004-2012)
- TVXQ;
- Super Junior;
- BIG BANG;
- Brown Eyed Girls;
- KARA;
- Wonder Girls;
- Girls’ Generation;
- 2NE1;
- SHINee;
- T-ara;
- 2PM;
- IU;
- MISS A.
Terceira Geração (2012-2017)
- EXO;
- BTS;
- Red Velvet;
- Twice;
- Seventeen;
- iKON;
- I.O.I;
- BLACKPINK;
- NCT;
- AOA.
Quarta Geração (2018- Atualmente)
- Stray Kids;
- LOONA;
- (G)I-DLE;
- Tomorrow X Together (TXT);
- ITZY;
- Ateez;
- NewJeans;
- Aespa;
- ENHYPEN;
- The Boyz.
Abecedário do K-pop: expressões e termos para entender
Como esse universo é cheio de termos e nomes que é difícil de lembrar no começo, por isso, preparamos um abecedário completinho para você:
Bias
É o seu favorito de cada grupo. Em X grupo o meu favorito é Y, ele é meu bias.
Ultimate Bias/Utt
Ultimate é aquele que você ama mais do que todos os seus bias, de todos os grupos, é seu favorito dentre os favoritos.
Você pode ter tanto um Grupo Utt quanto ter um ultimate bias. Por exemplo, uma pessoa X gosta de TXT, NCT e ITZY, mas o grupo utt dela é o NCT e seu ultimate bias é o Haechan.
Bias Weaker
É aquela pessoa do grupo que constantemente te faz duvidar se seu bias é seu bias mesmo. Bem a ideia de “essa pessoa está tentando tirar o posto de Bias de X membro”, ele é seu weaker.
Comeback
É o lançamento de uma nova música. Então quando eles vão lançar música/álbum, eles vão ter um comeback.
Debut
É o lançamento na mídia, então se você vai ser oficialmente lançado pela sua empresa e vai oficialmente promover com ela, quer dizer que você vai debutar (ter seu debut).
Idol
Os idols são os artistas, os ídolos. Então quando você debuta, você se torna um idol.
Fandom
São os fãs. Cada fandom tem um nome, então se quem é fã do EXO, é do fandom EXO-L, quem é fã do BTS, é do fandom ARMY, quem é fã do Seventeen, é do fandom Carat.
Fanchant
É o coro que os fãs fazem no começo da apresentação de uma música. Existe o oficial e geral que pode ser feito para qualquer música, e existe também os específicos para cada comeback, dependendo do grupo.
Normalmente consiste em gritar o nome de cada um dos integrantes em ordem de idade (mesmo que tenha mais de dez membros, eles gritam todos) e depois o nome do grupo. Se for algo de um comeback especifico, provavelmente vai ter o nome da música principal ou do álbum.
Fancam
É quando um fã ou uma empresa filma um idol específico durante a performance. Normalmente, grupos têm uma fancam para cada membro, toda vez que eles performam. É gravado na vertical.
Fansign
Os fansigns são eventos realizados para as fãs terem a chance de conhecer os integrantes, levando presentes, tendo seus álbuns autografados e conversando com eles.
As pessoas são selecionadas, normalmente, por sorteio (quanto mais álbuns você compra, mais chance de ser selecionado). Nesse evento há uma mesa longa, todos os idols do grupos sentam um do lado do outro e as fãs passam de um a um, tendo o álbum assinado e interagindo.
Mv
MV vem de Music Video. São clipes musicais.
Ship
Esse termo não é só do k-pop, mas é muito usado. Em resumo, é quando você acha que duas pessoas tem química e começa a querer/acreditar neles juntos romanticamente. Normalmente os nomes dos ships são as misturas dos nomes.
Então no NCT, o ship do Taeyong e do Jaehyun é Jaeyong. Do Mark e do Haechan é Manhae ou Markhyuck (porque o nome real do Haechan e Donghyuck).
Otp
OTP vem de One True Pairing (Um Par Verdadeiro) e é o seu shipp favorito.
Em resumo, é muito comum os fãs shipparem os idols entre si (até mesmo entre os membros do mesmo grupo) e, como geram muitos shipps, cada fã pode elencar o seu OTP, o seu favorito que você realmente shippa, muito.
Maknae
Maknae é o termo usado para nomear o integrante mais novo de cada grupo. Então no ITZY, a maknae é a Yuna, porque é a mais nova, no TXT é o Huening Kai, no EXO é o Sehun, e por aí vai.
Lines e posição
Normalmente, dentro de um grupo, cada integrante é designado a uma posição, então tem o Rapper, o Visual (que é o mais bonito), o Center (que é quem fica no meio), o Vocalista e o Dançarino.
Em si, todos precisam ser Rappers ou vocalistas e todos precisam ser dançarinos. Mas existe o principal em cada um.
Em grupos um pouco maiores, existem as lines. Por exemplo, no BTS tem 3 rappers (Namjoon, J-hope e Suga), eles são a Rap Line.
Existe também a Maknae line, que são todos os mais novos do grupo. Usando o TXT de exemplo de novo, mesmo que o Huening Kai seja o mais novo, o Taehyun também tem a mesma idade que ele, então ambos são da maknae line.
Trainee
Os trainees são as pessoas que estão treinando para se tornarem idols. É um processo bem intenso e desgastante, que nem todos conseguem passar e chegar ao debut.
Alguns idols foram trainees por anos (a Jihyo do Twice foi por 10 anos) enquanto outros demoram meses ou dias (o Chenle do NCT foi por 2 meses).
Staff
Os staffs são as pessoas contratadas para cuidar e organizar das coisas, eles ajustam as agendas, levam de um lado para o outro, filmam, acompanham e são responsáveis por garantir que dê tudo certo.
Oppa
Oppa é um honorífico da língua coreana utilizada por pessoas do sexo feminino para se referirem a homens mais velhos: seus irmãos mais velhos, namorados ou amigos mais velhos. Se for uma pessoa de cargo maior, não se encaixa, como em ambiente de trabalho, estudo ou na família, como pais e tios.
Noona
Noona é um honorífico da língua coreana utilizada por pessoas do sexo masculino para se referirem a mulheres mais velhas: suas irmãs mais velhas, namoradas ou amigas mais velhas. Se for uma pessoa de cargo maior, não se encaixa, como em ambiente de trabalho, estudo ou na família, como mãe e tias.
Unnie
É um honorífico da língua coreana utilizada por pessoas do sexo feminino para se referirem a mulheres mais velhas. Como irmãs mais velhas, namoradas ou amigas mais velhas. Se for uma pessoa de cargo maior, não se encaixa, como em ambiente de trabalho, estudo ou na família, como mãe e tias.
Hyung
Oppa é um honorífico da língua coreana utilizada por pessoas do sexo masculino para se referirem a homens mais velhos: seus irmãos mais velhos, namorados ou amigos mais velhos. Se for uma pessoa de cargo maior, não se encaixa, como em ambiente de trabalho, estudo ou na família, como pais e tios.
Sunbae/Sunbaenim
É o honorífico da língua coreana utilizado para tratar pessoas de cargo maior que você respeita. Por exemplo, o Stray Kids debutou antes do Seventeen, então é normal que os integrantes chamem os membros de Sunbae, por exemplo “Mingyu sunbaenim”.
Finger Heart
Você provavelmente já viu alguém juntando o dedo indicador com o polegar para formar um coração, certo?
Essa tendência de mandar coraçãozinho com o dedo começou com o G-Dragon do BIGBANG e nunca mais parou, se tornando praticamente parte da cultura coreana.
Lightstick
Os lightstick são bastões de luz específicos, cada grupo tem o seu modelo oficial, e é normalmente feito na cor oficial do grupo. Por exemplo, o NCT tem a cor Verde Neon e o Neobong é o lightstick, na mesma cor.
Já o Twice é a cor rosa e, por isso, o Candybong é dessa cor. O mesmo pro BlackPink, que tem o Bl-ping-bong em preto e rosa.
Photocard (PC)
Por fim, os PCs são fotos em material mais durinho, normalmente 5,5 x 8,5 cm de tamanho com fotos oficiais tiradas pelos membros. Vem um PC sortido em cada álbum e as fotos são específicas de cada um.
Por exemplo, em um álbum há, normalmente, 2 versões de photocard de cada membro, ao comprá-lo, você recebe junto um desses.
Agora nos diga, o que achou deste resumão sobre k-pop? Foi útil para você? Caso tenha ficado alguma dúvida, comenta aqui embaixo que vamos tentar te responder quanto antes. Até a próxima!