Se você está por dentro do mundo dos famosos, provavelmente já trombou com alguma coisa do Stray Kids sem saber, seja nas aparições dos membros em eventos de moda, seja em performances, interação com k-poppers, ou pela recente premiação que eles ganharam no VMAs.
Agora você não precisa ficar na curiosidade ou sem entender direito quem são esses garotos talentosos, porque hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber.
Quem é o Stray Kids?
Stray Kids é um grupo de K-pop da JYP Entertainment que debutou dia 25 de março de 2018 com a música “District 9” do álbum “I am not”. Eles são um grupo de, atualmente, 8 membros e seus fãs são chamados de Stay.
O grupo possui um sistema de subdivisão por times intitulados Racha: Danceracha são os dançarinos, Vocalracha são os vocalistas e os 3racha são os rappers e compositores.
Mesmo sendo separados por funções, os membros em si não possuem uma posição fixa além de visual e líder, isso porque os integrantes são multi-talentosos e conseguem fluir entre rap e vocal.
Eles apareceram primeiro durante o reality show com o mesmo nome do grupo, em 2017, criado justamente para escolher os integrantes que debutariam nesse time. O time, na época com 9 integrantes, foi montado pelo próprio líder, Bang Chan.
Segundo o CEO, JYP, eles resolveram fazer um teste, pela primeira vez, e deixar que o garoto escolhesse o seu próprio time, porque estava treinando para ser idol há 7 anos.
O conceito deles é de crianças perdidas (tradução literal do nome do grupo) perseguindo seus sonhos e buscando um caminho fora do comum para trilhar. O lema deles é “Stray Kids everywhere all around the world” (Stray Kids em todos os lugares pelo mundo).
Confira também: guia completo do k-pop!
Discografia
Eles são um dos grupos da 4ª geração mais seguidos no Spotify e vem ganhando muito destaque por sua música. Eles já lançaram 15 álbuns e 23 singles e EPs.
Álbuns
- Mixtape;
- I am Not;
- I am Who;
- I am You;
- Clé 1 : Miroh;
- Clé 2 : Yellow Wood;
- Clé : Levanter;
- GO生;
- IN生;
- NOEASY;
- Christmas EveL;
- ODDINARY;
- Maxident;
- The Sound;
- 5 -stars;
Singles e EPs
- Extraordinary You Pt.7;
- Mixtape: Gone Days;
- Step Out of Clé;
- SKZ2020;
- Mixtape: On Track;
- SLUMP;
- TOP;
- POP OUT BOY! Part 1.;
- Back Door — Japanese version;
- All In;
- All In — Korean Version;
- Going Dumb;
- Mixtape: OH;
- Scars;
- Maniac — Japanese version;
- Circus;
- Mixtape: Time Out;
- All My Life (Remixes);
- Case 143 — Japanese Version;
- The Sound;
- There;
- Super Bowl;
- Social Path.
Quais são as sub-units do Stray Kids?
Para te explicarmos um pouco mais do grupo, vamos nos aprofundar nas units, pode ser? Ah, lembre-se que eles raramente performam separados, normalmente eles produzem as músicas com os 8. Segue abaixo:
3racha
Os membros dessa unit são Bang Chan, Changbin e Jisung, eles também usam codinomes, sendo respectivamente CB97, SPEARB e J.ONE. Eles começaram antes de debutar, lançando uma mixtape no Soundcloud e juntando suas habilidades de composição. Hoje em dia cada um deles tem mais de 100 músicas creditadas no nome.
Danceracha
Formado por Felix, Hyunjin e Lee Know, eles foram oficialmente apresentados como uma sub-unit em agosto de 2018, lançando coreografias próprias no canal de Youtube do Stray Kids. Hoje em dia eles contribuem com as coreografias do grupo e ajudam outros integrantes durante os ensaios.
Atualmente eles também tem duas músicas de composição própria, sendo elas ‘WOW’ e ‘TASTE’. Também são os membros com mais atividade no mundo da moda.
Vocalracha
Formado pelos dois mais novos e também os vocalistas principais, Jeongin e Seungmin. Foram oficialmente apresentados em setembro de 2018 com o lançamento de covers musicais no Youtube. Eles também possuem duas músicas de produção própria, sendo ‘My Universe’ e ‘Can’t Stop’. Ambos tocam violão e piano, e postam covers até hoje.
Paboracha (unit não-oficial)
A paboracha não é uma unit oficial, mas é uma piadinha interna entre fandom e idols. ‘Pabo’ em coreano é ‘bobo’, então se trata dos maiores bobões do grupo. Segundo o próprio Jisung, os membros são ele, Lee Know e Hyunjin (e eventualmente o Bang Chan).
Até quando vai o contrato do Stray Kids?
O contrato deles com a JYP acaba em 2025, mas eles podem acabar renovando e continuando por mais tempo na empresa.
Quais são os prêmios que o Stray Kids tem?
Eles ganharam o “Rookie Of The Year” em 2018, assim como vários Bongsang (o prêmio principal das cerimônias de premiação) e 3 daesangs (prêmio de grupo do ano). Eles também ganharam o reality show “KINGDOM: Legendary War” que tinha 6 grupos populares se enfrentando em diferentes performances.
Membros do Stray Kids e quem são eles!
Antes de tudo, sim, originalmente o grupo tinha 9 integrantes, mas devido a alguns desentendimentos, controvérsias e rumores falsos, o ex-integrante Woojin acabou saindo do grupo e os membros que ficaram, aparentemente, cortaram contato com o cantor.
Mesmo os rumores sendo falsos, há indícios de que ele quebrou a confiança dos companheiros (só não sabemos direito o porquê).
De qualquer forma, vamos aos que ainda permanecem — por ordem de idade!
Bang Chan (방찬)
Bang Chan ou Christopher Bang (nome em inglês) nasceu dia 3 de outubro de 1997 na Coreia do Sul, mas se mudou bem novinho para a Austrália e, por isso, ele possui dupla nacionalidade. Hoje ele tem 1,71 m (5’7″) de altura.
As fãs chamam ele por Chan, Chris, Channie e outros apelidos fofinhos, e ele é o líder do grupo. Dentre as mercadorias de pelúcia produzidas pela empresa (SKZOO), o que o representa é o WolfChan, um lobinho. É por isso, inclusive, que seu emoji é 🐺.
Como mencionamos antes, ele treinou por 7 anos e conseguiu escolher os integrantes para seu grupo. Nesses anos de treino ele ficou amigo de idols como Sana (Twice) e BamBam (Got7) — e vários outros depois, porque ele é uma borboleta sociável. Ele até mesmo participou como figurante (zumbi) no MV de debut do Twice (Like OOH-AAH).
Hoje ele é o idol da quarta geração com mais produções creditadas, sendo mais de 150 no momento. Inclusive, ele já produziu duas músicas do zero durante lives, uma sendo séria e outra completamente na brincadeira, chamada “Can’t Live Without Changbin”.
Ele é bom em absolutamente tudo, tanto cantando, dançando, fazendo rap, compondo, em esportes, tudo! E de brinde ele ama ficar de cropped ou sem camisa, mostrando que o tempo que passa na academia tem dado retorno.
Antigamente ele tinha o CHAN’S ROOM, que eram lives que ele fazia para conversar com os stays, recomendar músicas e passar tempo com os fãs.
Até mesmo usou um terno no Dia dos Namorados e fez da live um grande encontro com 3 mil pessoas. Infelizmente, devido a uma polêmica relacionada a algo que ele disse, a empresa solicitou que ele descontinuasse o quadro (e ele só tinha desabafado…).
Chan é um homem de coração enorme, cuida dos integrantes como se fossem seus filhos e constantemente parece um pai cansado.
Os membros brincam sobre ele ser velho (especialmente o Seungmin, que adora falar isso) e as fãs entram na onda. Ele tem dois irmãos mais novos (Hannah e Lucas) e uma cachorrinha chamada Berry (que fica na Austrália com os pais).
Por fim, Chan é muito humilde e muito sincero, por isso, é muito fácil encontrar seus conselhos, conversas sentimentais e momentos em que ele não entende muito bem algumas conquistas (até hoje ele não entendeu porque estava na lista de rostos mais lindos do mundo) pela internet.
Lee Know (리노)
O nome de nascença dele é Lee Minho, mas seu stage name é Lee Know. Ele nasceu dia 25 de outubro de 1998 em Gimpo, na Coreia do Sul, e hoje tem 1,72 m (5’8″) de altura. Seus apelidos são Lino e Reno e sua pelúcia é o LEE-BIT, um coelho — tal qual o seu emoji (🐰).
Minho começou a carreira bem antes de virar trainee, porque participava do grupo de dança Soul Dance, competindo no World Of Dance em 2016 (competição super famosa). Depois disso, ele também virou backdancer do BTS e até mesmo participou da Wings Tour (2017).
Não é à toa que quando entrou na JYP, se tornou o trainee a terminar o curso básico de dança mais rápido (2 semanas apenas) e conseguiu ser escolhido pelo Bang Chan como potencial integrante do grupo, mesmo com apenas 1 mês de treinamento!
Infelizmente, sua pouca experiência o levou a ser o primeiro eliminado do reality, mas depois de muita luta dos fãs (e, dizem as más línguas, que dos membros também), ele pôde voltar ao final e ter uma segunda chance de debutar.
Hoje em dia ele é o que mais auxilia os membros na hora de aprender novas coreografias. Ele tem uma voz suave e muito bonita para vocal, e consegue mandar muito bem em raps.
Por ser o segundo mais velho e ter uma personalidade mais Tsundere (frio por fora e doce por dentro), muitas pessoas o veem como alguém grosso e rude, mas se resolver assistir os conteúdos deles, vai perceber que apesar de ser um pouquinho sem paciência, Lino é um amor e super cuidadoso com os integrantes, até mesmo se tornando o que mais cozinha no dormitório.
Ele também é conhecido por ter um humor um pouquinho diferente, por nunca parar de flertar e adorar pegar na bunda dos integrantes. Cada um com suas manias, né?
Por fim, Minho também é muito ativo em doações e ONGs, em especial as que ajudam gatos de rua, o que faz muito sentido já que ele é papai de 3 gatinhos resgatados (Sooni, Doongie e Dori). Ele até carrega petiscos na bolsa para alimentar felinos sozinhos na rua quando os encontra.
Seo Changbin (서창빈)
Changbin nasceu dia 11 de agosto de 1999 em Yongin na Coreia do Sul, e hoje tem 1,67 m (5’6″) de altura. Ele é filho mais novo em sua casa, e seus apelidos são Bin, Binnie, Dwaekki (porco-coelho) e baby-changbin.
Sua pelúcia é Dwaek, um animal que ele inventou sem querer quando tentou desenhar um coelho… Que mais parecia um porco. Digamos que a moda pegou e ele ficou conhecido por esse apelido e pelos emojis “🐷+🐰”.
Ele começou a buscar a carreira de idol como cantor e dançarino, mas quando a empresa pediu que ele tentasse rap também, Bin descobriu que tinha um talento inimaginável para tal.
E assim, hoje, temos Binnie como um dos rappers mais rápidos da quarta geração. Por ser um dos produtores, ele possui mais de 130 músicas creditadas em seu nome.
Mesmo sendo um “fake-maknae” por sempre agir como um brincalhão, ele também é um ótimo ombro amigo e está sempre disposto a ouvir e dar conselhos, tendo um lado muito maduro e profissional.
O próprio diz que gosta de ter uma imagem divertida porque ajuda as pessoas a se sentirem confortáveis perto dele, o que o mesmo diz gostar.
Além disso, o homem ama fazer coisas fofinhas, vozinha e tudo que se tem direito, o que contrasta bastante com a sua imagem musculosa. Esse é um ponto interessante também, Changbin começou como um garoto bem magrinho, mas hoje é a definição viva da Hello Kitty bombada.
O cantor encontrou muita confiança e prazer em se exercitar, gostando muito de sua imagem musculosa e forte. Hoje em dia, inclusive, não consegue fazer corações com o braço, porque seus cotovelos não se alcançam mais.
Changbin também é conhecido por ter várias amizades fora do Stray Kids, como Wooyong do ATEEZ e Yeonjun do TXT.
Hwang HyunJin (황현진)
Hyunjin nasceu dia 20 de março de 2000 em Seoul na Coreia do Sul, e hoje tem 1.79 m (5’10”) de altura. Seus apelidos são Dumpling, Flour Boy, Jinnie, Llama ou Ferret, seus emojis são 🦙ou 🥟 e sua pelúcia é o Jinret.
O seu casting foi na rua, enquanto passeava com os pais, porque o funcionário o achou bonito. Quando resolveu virar trainee, Hyunjin não queria ser resumido a um rostinho bonito, mas sim, merecer seu debut por meio de muito trabalho duro e por ser bom em canto, dança e rap.
Foi um pouco complicado porque, mesmo que hoje ele seja um dos dançarinos principais, ele era bem ruinzinho no começo com a dança.
Jinnie treinou por 2 anos e hoje tem seu próprio estilo de flow no rap, é um dos membros da danceracha e um ótimo vocalista. E, ao longo dos anos, ele vem apresentando ótimos covers e também ótimas produções próprias de coreografias para projetos e performances.
Nos últimos anos ele também vem sendo muito elogiado por seu visual, aparecendo no topo das listas de homens mais bonitos do k-pop e do mundo, com várias capas de revistas e presença em eventos de moda.
Foi em um desses, inclusive, que ele conheceu Troye Sivan e roubou o coraçãozinho do cantor (ele chegou a expressar seu encanto pelo Hyunjin em seu Tiktok, mas parou após receber uma reação negativa dos fãs).
Mas não se engane pelo rostinho perfeito: esse garoto é um fofo e vem mostrando seu lado brincalhão e divertido fora dos palcos, inclusive sendo conhecido como um “drama king” por ser um pouco mais extravagante e atrapalhado nas suas reações.
Ele também tem um cachorrinho chamado KKami — eles têm uma dinâmica engraçada porque seu doguinho não é muito de contato físico, enquanto Jinnie só quer dar abraços e beijinhos no pet. Também é um grande apreciador das artes visuais e vem mostrando seu talento para pinturas e desenhos nos últimos anos.
E, por fim, um fato aleatório aqui: ele já contou que quando era um estagiário, foi levado para uma sala por um desconhecido e só depois percebeu que tinha algo estranho: se tratava de um culto. Ele conseguiu sair dando o dinheiro que tinha consigo na hora, mas depois ficou muito assustado.
Han Jisung (한지성)
Jisung nasceu em 14 de setembro de 2000 em Incheon na Coreia do Sul e hoje em dia tem 1,69 m (5’7″) de altura. Seus apelidos são Quokka, Sung, HAN, Sungie, Hanji, ACE e esquilo. Seu emoji é 🐿️ e sua pelúcia é o Hanquokka.
Ele ficou com esses nomes porque tem um hábito fofíssimo de encher a boca para comer, deixando suas bochechas enormes, igualzinho um esquilinho. Se puder, dê uma pesquisada em vídeos dele comendo e se apaixone pela fofurinha!
Ele é conhecido como a primeira criança do Chan, porque foi o primeiro a conhecer o líder e se tornar um possível candidato pro Stray Kids. Ele estudava na The D.E.F Academy for Music and Dance, e treinou na JYP por 3 anos, mostrando desde novo ter muita habilidade com rap e composição.
Hoje em dia ele tem mais de 120 músicas creditadas e é conhecido como o ACE do K-pop, já que, mesmo sendo o rapper, já fez várias apresentações com notas insanas e cantando ao lado dos vocalistas como se fosse da vocalracha.
Han também é dos idols que mostram/falam mais abertamente sobre sua ansiedade e como ela o afeta, assim como entra em alguns tópicos tabus na Coreia em suas letras, como depressão, isolamento e doenças mentais, deixando seu lado humano muito nítido para os fãs.
Mesmo assim, ele é um dos moodmakers do grupo, sendo a duplinha do barulho junto com o Changbin, fazendo todos darem risada e se divertirem juntos.
O que é engraçado, especialmente porque, apesar de tudo, Jisung é super introvertido e tímido quando está com pessoas que ele não é próximo, criando uma grande dualidade na sua personalidade quando está perto dos meninos.
Ah, fato interessante aqui, Han estudou na Malásia por muitos anos, então ele é um dos membros falantes de inglês dentro do grupo, junto dos australianos e de Seungmin — mas seu sotaque é mais puxado para o britânico.
Lee Felix (이필 릭스)
Felix é o membro australiano (de Sydney) do grupo, seu nome coreano é Lee Youngbok, ele nasceu em 15 de setembro de 2000 e hoje tem 1,71 m (5’7″) de altura. Seus apelidos são Lix, Lixie, Haengbok (significa felicidade) e Sunshine.
Seu emoji é 🐥 e seu SKZOO é o Bbokari. Quando estiver vendo sobre os meninos, basta encontrar o que tem a voz mais grossa: é o Felix.
Inclusive, ele ficou muito famoso justamente por ter uma voz tão grave, mesmo muito novinho e com muita carinha de bebê. Assim como é um dos poucos K-idols com sardas no rosto.
No começo de seu treinamento ele sofreu muito para aprender coreano, já que nasceu e cresceu em Sydney. Inclusive, foi por isso que ele também foi desclassificado no reality show que formou o grupo, tendo sua segunda chance junto com Minho.
Hoje seu coreano é ótimo e ele é considerado fluente, graças a ajuda de seus companheiros. Ah, e mesmo sendo conhecido por seus raps em tons super grossos, ele também é um vocalista de tom doce e suave (pois é!) e encanta a muitos quando solta o gogó. Por isso, ele também é um artista all-rounded (bom em todas as áreas).
Lix também ama dar e receber carinho dos seus amigos, por isso, vive agindo fofo e começando abraços entre os integrantes, e assim surgiu apelidos como sunshine e felicidade (em coreano). E por seu visual arrasador de lindo, ele vem aparecendo em vários eventos de moda, com marcas de grife e celebridades!
Ele também se tornou, recentemente, um membro do “Save The Childrens” , um grupo de pessoas com doações frequentes para caridade focada em crianças. Por fim, ele também é um gamer dedicado que faz até alterações em seu computador para melhorar seu rendimento.
Kim Seungmin (김승민)
Seungmin nasceu dia 22 de setembro de 2000 em Seoul na Coreia do Sul e hoje tem 1,78 m (5’10”) de altura, sendo o segundo mais alto do grupo. Seus apelidos são Seung, Minnie e Puppy, porque segundo os coreanos ele se “parece” com um cachorro. Não é à toa que seu emoji é 🐶 e seu SKZOO é o PuppyM.
Minnie é tão talentoso que passou na audição anual de Seoul da JYP, que é muito competida, ficando em segundo lugar! Antes disso, ele também era um ótimo jogador de beisebol, mas seu sonho era se tornar cantor.
Mesmo que hoje ele seja conhecido por sua personalidade passiva-agressiva e por amar pegar no pé dos meninos, ele é uma pessoa muito educada, o que o destacou aos olhos de Chan entre os seletivos da audição.
Ele e Han são os principais responsáveis pela maioria dos high-notes das músicas, mostrando o quão talentoso e adaptável é o nosso garoto. Inclusive, isso o permitiu gravar trilhas sonoras para Doramas como Hometown Cha-Cha-Cha e Love in Contract. Mesmo tendo um talento tão natural, Seungmin é bastante elogiado por trabalhar muito duro para sempre entregar o melhor.
Lembra que falamos sobre ele ser meio brincalhão? Então, ele é um dos que mais prega pegadinhas nos meninos, se tornando um dos membros mais engraçados aos olhos dos integrantes e dos fãs, sempre tendo algo para rebater e brincar.
Ele também se esforçou muito para aprender inglês e hoje é quase fluente, mesmo que normalmente a segunda língua apareça mais para rebater ou encher o saco de Chan (o que deixa tudo ainda mais fofo). Em entrevistas ele consegue se expressar bem e ajuda a deixar a conversa fluir.
Ah, dois fatos aleatórios sobre ele: até a sua família o chama de “puppy” quando está em casa, de tanto que ele é conhecido por parecer um cachorrinho fofo, e a segunda é que, antes do debut, caiu um helicóptero no apartamento que ele morava com a família (mas não foi perto dele, então não se machucou).
I.N — Yang Jeongin (양정인)
Jeongin, de stage name I.N, nasceu dia 8 de fevereiro de 2001 em Busan na Coreia do Sul e hoje tem 1,72 m (5’8″) de altura. Seus apelidos são raposa, Innie e Baby-Bread (Agi-Bbang), seu emoji é 🦊 e seu SKZOO é o Foxi.Ny.
O maknae (mais novo) começou com 15 anos e treinou na JYP até debutar aos 17 anos. Chan notou muito do talento e carisma do garoto enquanto performava nos eventos de trainees, se tornando amigos e se aproximando.
I.N teve um momento bem complicado durante o reality, que mexeu muito consigo, mas pelo menos o empurrou para treinar mais e mais, até conseguir debutar por mérito próprio. Ele é graduado no ensino médio pela School Of Performing Arts (a mesma do Hyunjin), na qual se formou depois que já era idol.
Ele é conhecido como um dos maknaes mais paparicado do K-pop, porque seus companheiros de grupo amam mimar ele, deixar comer primeiro, dar o maior pedaço, tudo o que I.N quiser, ele consegue.
Com isso, Innie lançou o solo “Mankae on Top” com a ajuda dos produtores do Stray Kids e, no clique, ele basicamente age como o mãe-da-chuva dos mais velhos.
O garoto também é conhecido por ser mais do que apenas um ótimo vocalista, mas também por ter uma incrível presença de palco durante suas apresentações.
Um fato aleatório é que, assim como Hyunjin, I.N também quase foi levado por um culto, já que foi pego por um estranho em Gangnam e levado a uma casa com várias outras pessoas. Só depois foi perceber que algo estava estranho e conseguiu sair após queimar um papel com seu nome.
Ele também é um menino um pouco desastrado e possui vários vídeos hilários por causa disso. Por fim, mesmo sendo um pãozinho, é frequente o ver rejeitando os carinhos dos mais velhos (que amam o tratar como um bebê), e até mesmo dar uma de passivo-agressivo tal como Seungmin.
E é isso, esperamos que você tenha se apaixonado um pouco mais por esses cantores incríveis e que dê uma chance para apreciar mais de suas músicas. Confira também nosso conteúdo sobre os melhores doramas da Netflix para você maratonar, e até a próxima!