Curiosidades

17 grupos de K-pop para conhecer e se apaixonar

O K-pop vem crescendo cada vez mais e se espalhando de forma que, hoje, é quase impossível alguém não ter ouvido falar sobre. Se você chegou aqui, provavelmente tá curioso pra descobrir quais são esses grupos de K-pop que tanto fazem sucesso.

Caso sua base no assunto ainda seja pouca, leia nosso conteúdo de guia do K-pop antes, que vai ficar muito mais fácil.

Mas vamos lá, separamos para você os grupos recentes (de 2012-2023) que continuam na ativa ou que ainda são muito conhecidos pelos fãs do estilo. Vamos lá?

17 grupos de K-pop da terceira e quarta geração — mais conhecidos!

Em teoria a segunda geração do K-pop acabou em 2012, mas ainda existe muito debate sobre o assunto. Por isso, colocamos alguns grupos de 2012 aqui, que eram os que estavam disputando nos charts e premiações frequentemente, junto dos outros da lista, beleza?

Então, vamos para os grupos de K-pop que é legal conhecer e procurar as músicas:

EXO (2012)

EXO passou por muita coisa. Estreando como um grupo sino-coreano, eles eram divididos na unit chinesa e na coreana(EXO-K e EXO-M), entretanto, com o tempo, três membros chineses (Tao, Luhan e Kris) saíram do grupo.

Hoje o EXO não performa mais em units, mas o Lay (último chines do grupo) não participa de muitas promoções e comebacks devido a problemas políticos entre China e Coreia, e alguns conflitos com a empresa também (mas ele segue no grupo).

Além disso, todos os integrantes agora possuem solos ou duos, enquanto os membros coreanos passam pelo processo de ingressar e retornar do exército.

Seu lançamento foi com MAMA, uma música um pouco intensa pra quem não é acostumado com K-pop. Recomendamos que vocês comecem a ouvir por Love Shot, Love Me Right e Cream Soda.

EXID (2012)

EXID é um grupo sul-coreano focado em conceitos sexy e feminino, que bombou em 2014 com a música Up & Down, quando estavam prestes a acabar por não serem rentáveis e/ou famosas, salvando o grupo do disband.

Esse fenômeno não só salvou o grupo como também iniciou a tradição de gravar as fancams durante apresentações (os vídeos verticais e individuais das performances). Isso aconteceu porque um video da Hani apresentando Up & Down, gravado por um fã, simplesmente hitou na internet e fez com que todos escutassem e se apaixonassem pela música.

Além dessa, recomendamos Ah Yeah, Pink Hot e L.I.E.

BTS (2013)

O BTS é um grupo com membros unicamente coreanos. Eles começaram com um forte viés de hip-hop, com várias críticas sociais em suas músicas e MVs.

Eles vieram de uma empresa muito pequena e não tinham muito dinheiro para investir, por isso, tiveram um tempo difícil no começo da carreira. A música que os salvou e os tornou muito mais conhecidos foi I NEED U, em 2015. Hoje, o grupo é mundialmente conhecido.

Outras músicas que recomendamos é Blood Swear & Tears, Fake Love, MIC DROP, DNA e My Universe.

GOT7 (2014)

O GOT7 é um dos mais conhecidos. Os garotos começaram como um grupo da JYP, com pouca liberdade artística, mas que conseguiu conquistar o coração do mundo.

Eles debutaram com Girls Girls Girls e tinham uma pegada mais Hip-Hop também. Em janeiro de 2021 eles deram um pé na bunda do JPY e conseguiram o nome do grupo e as músicas sob seus direitos, para seguir sem a empresa.

Outras músicas que recomendamos If You Do, NANANA, Lullaby, Fly e Never Ever

MAMAMOO (2014)

MAMAMOO é um grupo de integrantes coreanos que debutaram com Mr. Ambiguous.

Elas vieram ao mundo para fazer música boa e provocar os coreanos, por terem membros fora do padrão de beleza e comportamento que a cultura coreana julga adequada para mulheres. As rainhas fizeram sucesso com músicas das mais afrontosas as mais leves de ouvir, também são constantemente criticadas por performarem sensualidade.

Outras músicas que recomendamos Starry Night, gogobebe, Wind flower, HIP e Yes I Am

Monsta X (2015)

Monsta X debutou em 2015 com Trespass, eles foram formados pelos ganhadores do reality show de “sobrevivência” chamado NO.MERCY, sendo conhecidos por terem músicas fortes e poderosas.

Infelizmente, em 2019 o integrante Wonho foi alvo de acusações falsas e, para não prejudicar os outros integrantes, saiu do grupo. Hoje ele já foi provado inocente e segue carreira solo. Por sorte, os integrantes ainda são amigos e se apoiam.

Recomendamos conhecer Jealousy, Beautiful, HERO, Stuck e Beautiful Liar.

SEVENTEEN (2015)

Esse grupo é dividido em três units, mas sempre performa com todos os membros, sendo a Hip-Hop Unit (responsável pelo rap), Vocal Unit (responsável por arrasar no gogó) e a Performance Unit (responsável pela dança).

Dessa forma, se trata de 13 integrantes, 3 unidades, mas 1 só grupo — daí vem o nome: 13 + 3 + 1 = 17!

Esse é um dos grupos de K-pop que se tornaram um marco da sua geração, sendo conhecidos como “self-producers” já que escrevem, produzem, gravam e criam a coreografia eles mesmos.

Eles debutaram pela Pledis, quando a empresa estava quase falindo, então o primeiro MV deles (ADORE U) tem o orçamento de um pastel e um caldo de cana, mas é muito bom.

Recomendamos também AJU NICE, Left & Right, HOT e My My.

Twice (2015)

Twice é um grupo feminino formado pelo reality show SIXTEEN, e foram conhecidas por muito tempo por seu conceito fofo e animado. Elas debutaram com Like OOH-AHH e se tornaram um dos maiores grupos femininos da geração delas.

Hoje em dia elas trazem conceitos mais maduros, mas ainda bastante coloridos e animados. Recomendamos FANCY, Feel Special, I CAN’T STOP ME e What’s Love.

ASTRO (2016)

ASTRO é um grupo de K-pop que ficou bastante conhecido devido ao integrante Eunwoo, que se tornou um ator famoso de Doramas. Mesmo pescando pessoas pelo garoto, eles conquistaram o coração de muitos pelo seu talento e carisma.

O grupo começou lá em 2016, lançando um dorama chamado To Be Continued e desde então vem trazendo conceitos alegres e divertidos, mesclando aqui e ali com comebacks mais maduros e sérios.

Eles estrearam com Hide & Seek (숨바꼭질) e seguiram com ótimas músicas de verão, como Breathless. Em 2023, infelizmente, o integrante Moonbin faleceu por causas não confirmadas — enquanto internautas apostam em suicídio, os fãs acreditam que foi devido a complicações de saúde, já que ele não estava se sentindo muito bem na época.

Recomendamos também Crazy Sexy And Cool, Candy Sugar Pop, Baby e All Night.

Blackpink (2016)

Blackpink na área! Esse grupo feminino debutou com BOMBAYAH, uma música estilo girl crush e estourou entre os k-poppers, afinal, na época, a maioria dos grupos de K-pop femininos ainda estavam no conceito fofo.

Elas seguem até hoje nesse conceito, mas por algum motivo, a empresa além de não dar liberdade criativa para as meninas nas letras das músicas, também não dá comebacks com frequência. Mesmo assim, elas se tornaram enormes mundialmente.

Recomendamos Whistle, Forever Young, DDU-DU-DDU-DU, Shut Down e Lovesick Girls.

NCT (2016)

O NCT é um grupo da SM Entertainment, criado para ser um grupo infinito e divido em units, podendo receber mais integrantes sempre que a empresa quiser. As units, atualmente, são o NCT U, NCT 127, NCT DREAM, WAYV e uma futura unit japonesa que está para sair

NCT U é rotativo e a cada comeback pode ser composto por qualquer combinação de membros. O 127 hoje tem 9 integrantes, é a unit com base em Seul (capital) e trazem sempre conceitos experimentais.

Enquanto isso, o DREAM é a unit para inspirar jovens, ela surgiu apenas com menores de idade, para trazer o sonho às crianças. Hoje eles cresceram, viraram adultos e permanecem juntos (depois de muito perrengue porque a unit quase se desfez — é uma longa história), com conceitos fresh.

Já o WAYV é a unit chinesa e cantam majoritariamente em mandarim, tendo 5 membros chineses, 1 chino-taiwanês e 1 tailandês.

O grupo começou primeiro com o NCT U (com The 7th Sense), NCT 127 (com Fire Truck) e o NCT DREAM (com Chewing Gum), sendo 13 integrantes. Hoje em dia eles chegaram a 20 membros, mas já tem mais alguns membros novos para entrar na nova unit (e, segundo a empresa, vão parar a adição de membros depois deles).

Recomendamos você a ouvir Perfume, Baby Don’t Stop, Make a Wish, Highaway To Heaven, Broken Melodies, Hot Sauce, Nectar, Love Talk e Take Off

STRAY KIDS (2018)

O Stray Kids é o grupo fora da curva da JYP, simplesmente conseguiram a liberdade de produzir todas as suas músicas, sem o CEO vetar (o que é raro).

Além de serem conhecidos pelo amor infinito que eles têm pelo chefe (contém MUITA ironia), eles também possuem músicas poderosas, marcantes e bem chicletes.

Eles debutaram com District 9. Durante os anos, os meninos perderam um integrante (Woojin), devido a rumores falsos, mesmo assim, (ao que tudo indica) por problemas internos, os integrantes cortam laços com o garoto.

Recomendamos God’s Menu, CASE 143, Thunderous, Astronaut e S-CLASS

(G)I-DLE (2018)

(G)-IDLE é mais um dos grupos de K-pop que produzem todas as suas músicas. Elas debutaram com LATATA e roubaram o coração do público com suas vozes únicas e estilo diferente do que outros grupos tinham na época.

Infelizmente, em 2021 a integrante Soojin foi alvo de rumores falsos sobre bullying, que foram provados mentiras. Infelizmente, a integrante foi expulsa do grupo e da empresa mesmo assim.

Por sorte, essas garotas batem no peito e deixam claro a insatisfação desde o ocorrido, dando várias indiretas de que só estão esperando o contrato acabar pra meter o pé e recomeçarem juntas.

Recomendamos NXDE, Tomboy, Oh My God e UH-OH.

ITZY (2019)

O ITZY é um grupo feminino girl crush de estética alegre e colorida, focadas em falar muito de quem elas são e de sua autoestima (bem alta, por sinal), elas pegaram o coração de todos e encantaram com suas músicas. Elas debutaram com DALLA DALLA, e surpreenderam com sua dança e talentos músicas.

Recomendamos que você escute WANNABE, LOCO e Mafia In The Morning.

TXT — Tomorrow by Together (2019)

O segundo grupo da Big Hit (empresa do BTS) foi o TXT, que veio com um conceito fofo e divertido, já que os integrantes eram menores de idade.

Mesmo com o conceito fofinho, foi construído um segundo universo dentro da lore do grupo, sendo o U+. Nele há um conceito fantasioso e um pouco mais pesado do que os conceitos fresh.

Eles debutaram com CROWN e hoje estão em uma pegada mais madura, mas ainda carregando uma discografia impecável. Inclusive, os membros participam da parte criativa das músicas, em especial na letra.

Recomendamos Sugar Rush Ride, Runnaway, PS5 e 0X1=LOVESONG (I know I Love You).

aespa (2020)

O grupo Aespa é o grupo feminino recente da SM, com a lore focada no mundo real e no virtual, trazendo um conceito girl crush um pouco diferente, sempre algo mais fantasioso ou experimental. Para quem quer conhecer K-pop com estilo e ir direto em algo mais diferentão (em comparação com o pop americano), elas são uma boa pedida.

As meninas debutaram com Black Mamba e, em Setembro de 2023, fizeram um show aqui no Brasil. Recomendamos além dessa, as músicas Next Level, Spicy, Savage e Girls.

NewJeans (2022)

Muito baseado no estilo Y2K, com coreografias difíceis, porém leves e descontraídas, o NewJeans é um dos grupos de K-pop que conquistaram o público em uma velocidade avassaladora. Seus videoclipes sempre surpreendem com uma lore única e, às vezes, referenciando um pouco filmes de suspense (como em Ditto e Oh My God).

Elas debutaram com Hype Boy e continuam lançando músicas animadas, divertidas e leves. Mesmo ainda não tendo uma discografia tão longa, recomendamos além do debut, as músicas Oh My God, Attention, Ditto e Super Shy.

Agora nos diga, o que achou desse conteúdo sobre os grupos de K-pop? Temos certeza que você vai encontrar algum que seja do seu estilo.

Antes de nos despedir, confira também nosso conteúdo sobre maquiagem coreana e como fazer!

author-avatar

Sobre eLinda

Nós da eLinda somos apaixonados pela sua beleza. Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre a cultura Coreana, cuidados e dicas para auxiliar no autocuidado de seu dia a dia, além dos melhores produtos de K-Beauty e Skincare.

Deixe um comentário